Você sabia que a terça-feira é o dia dedicado aos Santos Anjos? Veja mais sobre eles
  • Vigiai e Orai

Você sabia que a terça-feira é o dia dedicado aos Santos Anjos? Veja mais sobre eles

Na terça-feira se recorda a devoção aos santos anjos. É uma ocasião propícia para manter viva a certeza da proteção de Deus, por meio dos seus santos anjos. Além de lembrar o lugar especial dos anjos em nossa caminhada espiritual, também é importante rezar todos os dias a oração ao anjo da guarda.

 

Os anjos influenciam a nossa vida muito mais do que se pensa, e são nossos intercessores junto a Deus. Conhecendo-os melhor, mais frequentemente invocaremos seu poderoso auxílio 
A existência dos anjos é dogma confirmado por vários concílios, pela sagrada escritura e pela tradição da igreja

A devoção aos Anjos da Guarda foi cultivada desde os começos do cristianismo. A sua festa, com caráter universal para toda a Igreja, foi instituída pelo Papa Clemente X no século XVII. Os Anjos da Guarda são mensageiros de Deus encarregados de velar por cada um de nós, protegendo-nos no nosso caminho na terra e compartilhando com os cristãos a preocupação apostólica de aproximar as almas de Deus.




O Catecismo da Igreja diz que “a existência dos seres espirituais, não-corporais, os anjos, é uma verdade de fé”. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição (n.328). Nenhum católico pode, então, negar a existência dos anjos. Eles são criaturas pessoais e imortais, puramente espirituais, dotados de inteligência e de vontade e superam em perfeição todas as criaturas visíveis (cf. Cat. n.330).


A existência dos anjos é dogma confirmado por vários concílios, pela sagrada escritura e pela tradição da igreja.


O primeiro concilio ecumênico que confirmou a existência de seres espirituais foi em Niceia em 32, quando se fala no decreto (DS, 54), “em coisas invisíveis”:


Creio em um só Deus, pai todo poderoso criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis

Evidentemente se refere aos Anjos criados por Deus. 


Essa verdade foi reafirmada no II concilio de Lião sob Gregório X, em 127, nos seguintes termos:


Cremos em… um Deus onipotente…, criador de todas as criaturas de quem e por quem existem todas as criaturas, no céu e na terra, visíveis, corporais e espirituais (DS 461)

São Paulo ensinava em sua primeira carta aos fiéis de colosso:

Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele (Cl 1,16)


A Tradição da Igreja acredita que nosso Anjo da Guarda tem a tarefa de oferecer a Deus as nossas orações, apoiar-nos e proteger-nos dos ataques do diabo, que tenta nos fazer pecar e perder a vida eterna. Então, nada mais importante que ter uma vida de intimidade com nosso Anjo da Guarda, invoca-lo constantemente e colocar-se debaixo de sua proteção.


Oração ao Santo Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, tu que me foste dado por Deus como companheiro de toda minha vida, salva-me para a eternidade e cumpre tua obrigação para comigo, a qual te foi imposta pelo Deus de amor.


Sacode-me na tibieza e livra-me de minha fraqueza! Preserva-me de qualquer caminho e pensamento errado. Abre-me os olhos para Deus e para a cruz. Fecha, no entanto, meus ouvidos às inspirações do inimigo maligno.


Vela sobre mim quando durmo e fortifica-me durante o dia, para o cumprimento do dever e para cada sacrifício. Deixa-me ser um dia tua alegria e tua recompensa no céu. Amém


Fonte: templariodemaria.com.br/


#anjodaguarda

#oraçãodoanjodaguarda

vigiaieorai.com © 2017 - 2019

Todos os direitos reservados.