• Vigiai e Orai

Santuário Cristo Redentor dá início ao Projeto de Restauro Cristo 90 anos

No dia 27 de outubro, teve início o Projeto de Restauro Cristo 90 anos, que promoverá a restauração e manutenção do monumento ao Cristo Redentor, no Corcovado, em preparação ao aniversário de 90 anos, que será celebrado no dia 12 de outubro de 2021. A fase inicial começou com a realização dos levantamentos necessários para subsidiar os diagnósticos que serão a base para tratamento e conservação do monumento, além da montagem do andaime multidirecional com escada modular, para acesso ao interior da escultura.



A cerimônia contou com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, do professor e engenheiro Luis Miranda, do professor e geólogo César Mendonça Ferreira, da arquiteta Cristina Ventura e de representantes das empresas patrocinadoras do projeto Vale e Refit.


Os objetivos específicos são, através dos levantamentos e análises técnicas, identificar os agentes que colocam em risco a integridade do monumento, elaborar projetos complementares estruturais, de instalações, do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo, e trabalhar em parceria com instituições de ensino e pesquisa que realizam estudos semelhantes às demandas encontradas no Cristo Redentor, a exemplo a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.


O projeto segue as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR), com a utilização do Método ABC, desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudo para Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural (ICCROM) e Instituto Canadense de Preservação (CCI), e da Metodologia de Gerenciamento de Riscos baseada na norma técnica australiana e neozelandesa para o gerenciamento de riscos (Risk Management, Austrália/ New Zealand Standard-AS/ NZS 4360:2004).


O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, dentre eles engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores.


Para a realização do levantamento cadastral, é utilizada a tecnologia da fotogrametria aérea e terrestre, onde milhares de fotografias são tiradas por drones equipados com câmeras de alta resolução e interpretadas em processo específico, responsável por obter informações confiáveis sobre a composição das faces do monumento. A qualidade da visualização dos detalhes e patologias depende da umidade. Dessa forma, todo o levantamento fotográfico é realizado por drones de alta performance somente em dias chuvosos.


Criado a partir de estudos, levantamentos e pesquisas realizados pela empresa Cone Sul desde 2016, o Projeto de Restauro Cristo 90 Anos trata da realização do trabalho de conservação preventiva e do tratamento de danos no monumento. O trabalho visa evitar a perda da materialidade e da forma original da escultura, além de prevenir o risco de acidentes com pessoas.


Fonte: Arqrio

vigiaieorai.com © 2017 - 2020

Todos os direitos reservados.