Romaria a Aparecida terá temática voltada às famílias
  • Vigiai e Orai

Romaria a Aparecida terá temática voltada às famílias


A tradicional Romaria Anual da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), neste ano acontece no dia 26 de agosto, com o tema: “Nossa Senhora Aparecida acolhe as famílias”, que está em sintonia com o Plano Pastoral de Conjunto que dedicou 2017 como Ano da Família na arquidiocese. Também, em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil às margens do rio Paraíba do Sul.

Até o momento, já foram confirmados 692 ônibus para a peregrinação, o que soma mais de 30 mil pessoas. A primeira atividade no sábado, às 7h, na Tribuna do Papa, será a recitação do rosário com a presença do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. Nesse momento, será feita a coroação de Nossa Senhora por uma família integrante da Pastoral Familiar com seis filhos:

“Esse momento traz o sentido do valor da família”, disse o organizador, Cônego Cláudio dos Santos, coordenador arquidiocesano de pastoral.

Dom Orani contou que, nos intervalos das atividades, os fiéis terão oportunidade para fazerem as orações que desejarem:

“Vamos participar com todo entusiasmo e alegria nesse Ano Mariano no Brasil, em que comemoramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, desse grande momento em que, além de lucrarmos as indulgências, celebramos Nossa Senhora”, exortou o cardeal.


Confira a Programação:

A programação da romaria começa às 7h com a recitação do Terço de Nossa Senhora. A missa “O Rio Celebra” será na basílica, às 9h, transmitida para todo o Brasil pela Rádio Catedral FM, pela WebTV Redentor e outras emissoras católicas. Mais tarde, às 10h15, os peregrinos se encontrarão na Porta Santa para o início da caminhada até o Morro do Cruzeiro, para a Via-Sacra. No trajeto, haverá o Terço dos Homens.

“Ter a oportunidade, na ocasião dos 300 anos, de contar cada vez mais com a poderosa intercessão de Nossa Senhora Aparecida junto a Deus para que as graças cada vez mais aconteçam na vida das famílias e de cada pessoa é muito importante. Nesse momento é ainda mais importante porque a cidade do Rio precisa muito de paz. Portanto, recorremos à mãe para que interceda junto ao Cristo e a paz reine na cidade, no país e no mundo”, afirmou o organizador.

A procissão vai contar com a presença de jovens da Pastoral do Menor que carregarão a imagem de Nossa Senhora Aparecida, colocando toda a arquidiocese unida nesse grande momento. “Ela é a Senhora que vem, abençoa as famílias e dá aos jovens o valor da família e das vocações, já que estamos nos preparando para o Sínodo da Juventude”, pontuou Cônego Cláudio.

Tradição:

A primeira romaria aconteceu em 1902, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio, quando foi proclamada padroeira do Brasil.

“A coroação será algo um pouco diferente do que fizemos nos anos anteriores. O Seminário de São José vai conduzir a animação. Será um momento muito bonito”, completou o cônego Cláudio

#romaria #nossasenhoradeaparecida #nossasenhoraaparecida #arquidiocesedorio

vigiaieorai.com © 2017 - 2019

Todos os direitos reservados.