• Vigiai e Orai

Restos mortais de dom Aloísio Lorscheider são transladados para o Santuário de Aparecida



Teve início na manhã desta quinta-feira (04), o ritual de transladação dos restos mortais de dom Aloísio Lorscheider para o Santuário Nacional de Aparecida (SP). Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e dom João Inácio, bispo de Lorena (SP), participaram da celebração da transladação dos restos mortais de Dom Aloísio no Convento São Boaventura em Daltro Filho, distrito do município de Imigrante (RS), de onde irão acompanhar o translado até Aparecida.

Durante a Santa Missa, que também celebrou a solenidade de São Francisco de Assis, o bispo de Lorena listou os exemplos do ‘Santo dos Pobres’, enfatizando em seguida o legado de dom Aloísio, destacando a sua predileção pelos mais necessitados: “Tinha amor de predileção pelos pobres e excluídos; ele não se calava diante das injustiças”, recordou.

Ao finalizar sua homilia, dom Inácio ressaltou ainda: “Dom Aloísio era pessoa de hábito simples, sabia se alegrar com as coisas simples da vida. Ele sabia viver e gostar das coisas boas que Deus coloca à nossa disposição”.

Antes da bênção e oração pelo envio dos restos mortais de dom Aloísio, alguns bispos presentes expressaram a sua alegria pela homenagem e celebração, dedicada a um dos filhos de São Francisco. Entre eles, dom Orlando Brandes. O cardeal Claudio Hummes ressaltou ser uma alegria participar da homenagem e ver dom Aloísio sendo mostrado como um grande modelo de frade, de homem e de bispo.

Dom Aloísio foi secretário-geral da CNBB de 1968 a 1970. Também exerceu a presidência da entidade por dois mandatos, o primeiro de 1971 a 1973 e o segundo de 1974 a 1978.

Celebrações no Santuário de Aparecida

Nesta sexta-feira (05), uma carreata sairá do seminário Bom Jesus, sede da arquidiocese de Aparecida, às 8h, com destino ao Santuário Nacional para a primeira celebração eucarística em memória ao arcebispo na cidade da Mãe Aparecida. A santa missa será presidida por dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo emérito de Aparecida.

Confira os temas refletidos em cada dia de celebração, até o dia 08 de outubro, quando será o sepultamento dos restos mortais de Dom Aloísio na Capela da Ressurreição:

05 de outubro, às 9h – Dom Aloísio e a devoção a Nossa Senhora Aparecida 06 de outubro, às 9h – Dom Aloísio na Igreja 07 de outubro, às 8h – Dom Aloísio e a Arquidiocese 08 de outubro, às 8h30 – Dom Aloísio e o Santuário Nacional

#aparecida #DomAloísioLorscheider

vigiaieorai.com © 2017 - 2020

Todos os direitos reservados.