Papa sobre Beata Guadalupe: Exemplo para cristãs engajadas no social e na pesquisa científica

vigiaieorai.com © 2017 - 2019

Todos os direitos reservados.

 

  • Vigiai e Orai

Papa sobre Beata Guadalupe: Exemplo para cristãs engajadas no social e na pesquisa científica

Atualizado: 23 de Mai de 2019

Maria Guadalupe Ortiz de Landázuri foi beatificada na manhã deste sábado (18), em Madrid (Espanha). A celebração foi presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu. A receita de sua santidade, disse o purpurado, foi ser "um instrumento dócil nas mãos de Deus."


Ontem em Madrid, Maria Guadalupe Ortiz de Landázuri foi beatificada, leiga fiel do Opus Dei, que serviu alegremente aos seus irmãos, combinando o magistério e a proclamação do Evangelho. Seu testemunho é um exemplo para mulheres cristãs engajadas em pesquisa social e científica. - disse o Papa Francisco após a Regina Coeli, no Vaticano.

Maria Guadalupe Ortiz de Landázuri, primeira leiga do Opus Dei foi beatificada na manhã deste sábado, em Madrid

Conheça a história de Maria Guadalupe Ortiz de Landázuri:

A beata nascceu em Madrid, no ano de 1916, sendo uma das primeiras mulheres leigas, a seguir São Josemaría Escrivá. Escrivá, em 1930, iniciou o Apostolado do Opus Dei com as mulheres.


Era a mais nova de quatro irmãos. Começou seus estudos no Colégio de Nossa Senhora do Pilar, em Tetuán e, fez faculdade de Ciências Químicas em Madrid.


Teve o pai preso e condenado à morte na Guerra Civil espanhola, em 1936. O que fez Maria Guadalupe e a mãe fugirem de Madrid. Algum tempo depois foi para o México, onde conheceu várias pessoas procedentes do Partido Republicano, exilados por causa da Guerra Civil. Voltou para Madrid após o fim da guerra, em 1939, concluiu a faculdade e se licenciou em Química.


Conheceu então São Josemaría Escrivá, fundador do Apostolado do Opus Dei. E então compreendeu que Deus a chamava para fazer parte da Obra, mediante o celibato apostólico. Em 1944, com a idade de 27 anos, Guadalupe seguiu o caminho da santidade, mediante seu trabalho profissional.


Papa Francisco sobre Beata Guadalupe Ortiz: Exemplo para mulheres cristãs engajadas no social e na pesquisa científica

São Josemaría Escrivá, fundador do Apostolado do Opus Dei

Volta ao México:

Em 1950, o fundador do Opus Dei propôs para Maria Guadalupe Ortiz a possibilidade de ir para o México. Ela logo lhe respondeu positivamente e mudou-se com entusiasmo para aquele país. Lá, deu impulso às atividades formativas do Opus Dei, com todo o tipo de pessoas. Entre seus primeiros projetos, destaca-se uma residência para estudantes universitárias na capital mexicana. Guadalupe ocupou-se também, de maneira especial, da formação de mulheres rurais e promoveu um programa de ensino: a escola rural de Montefalco, onde se aprendia a ler e a escrever, mas também a fazer alguns trabalhos manuais.


Últimos dias:

No ano de 1956, Guadalupe deixou o México para colaborar com São Josemaría Escrivá de Balaguer na direção do Opus Dei, em Roma. No entanto, após alguns meses, um problema cardíaco a obrigou a deixar a Itália e voltar para Madrid para se tratar. Permanecendo na capital espanhola, conseguiu o doutorado em Química, tornou-se professora e dirigiu um dos centros do Opus Dei, além de uma intensa atividade profissional.


Tudo isso, apesar do seu estado de saúde precário. De fato, acometida por uma insuficiência respiratória, Guadalupe Ortiz de Landázuri faleceu em 16 de julho de 1975. Seus restos mortais foram trasladados de Pamplona para o Oratório del Caballero de Gracia, em Madrid.


Oração a Guadalupe Ortiz de Landázuri:

Deus Pai, fazei que, por intercessão da Bem-aventurada Guadalupe e seguindo o seu exemplo, eu saiba realizar o trabalho cotidiano com amor, e contagiar a minha fé e alegria a todas as pessoas que me rodeiam, para que muitos mais vos conheçam e vos amem. Dignai-vos outorgar a canonização de Guadalupe e concedei-me por sua intercessão o favor que vos peço... (faça seu pedido). Amém. Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.


Assista ao Documentário sobre Guadalupe Ortiz de Landázuri:


#PapaFrancisco #MariaGuadalupeOrtizdeLandázuri #SãoJosemaríaEscrivá #OpusDei #Beatificação