• Vigiai e Orai

Oração para antes da Confissão

Oração para antes da Confissão

- Vinde, Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.


Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo, Senhor nosso, Amém.


- Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai


- Ó, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.


- Salmo 50

1Ao regente do coro. Salmo de Davi. 2Quando o profeta Natã veio a seu encontro, depois que ele pecou com Betsabeia. 3Tende piedade de mim, ó Deus, conforme vossa misericórdia; em vosso grande amor meus pecados apagai. 4Lavai-me de toda a minha culpa, e purificai-me de meu pecado. 5Reconheço minha iniquidade e meu pecado está sempre a minha frente. 6Contra vós, só contra vós eu pequei, fiz o que é mau a vossos olhos; por isso sois justo quando falais, reto em vosso julgamento. 7Eu nasci* na iniquidade, no pecado minha mãe me concebeu. 8Mas vós quereis a sinceridade do coração e no íntimo me ensinais a sabedoria. 9Purificai-me com o hissopo e ficarei puro; lavai-me e ficarei mais branco que a neve. 10Fazei-me ouvir alegria e júbilo, exultem os ossos que vós quebrastes.

11Afastai de meus pecados vosso olhar, apagai todas as minhas culpas. 12Criai em mim, ó Deus, um coração puro, renovai em mim um espírito resoluto. 13Não me rejeiteis de vossa presença e não me priveis de vosso santo espírito. 14Devolvei-me a alegria de ser salvo, que me sustente um ânimo generoso. 15Quero ensinar vossos caminhos aos que erram, e a vós retornarão os pecadores. 16Livrai-me do sangue derramado, ó Deus, Deus meu salvador, e minha língua exaltará vossa justiça. 17Abri, Senhor, meus lábios e minha boca proclamará vosso louvor. 18Pois não vos agrada o sacrifício e, se ofereço holocaustos, não os aceitais. 19Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezais, ó Deus, um coração contrito e humilhado. 20Em vosso amor sede propício a Sião, reconstruí os muros de Jerusalém. 21Então aceitareis os sacrifícios prescritos, o holocausto e a inteira oblação; então imolarão novilhos sobre vosso altar.


- Salmo 129

1Cântico das romarias. Do profundo abismo clamo a vós, Javé: 2Senhor, escutai minha voz! Sejam atentos vossos ouvidos à voz de minhas súplicas. 3Se considerais as culpas, Javé, Senhor, quem poderá resistir? 4Mas em vós se encontra o perdão, para que sejais temido. 5Espero em Javé, minha alma espera, confio em sua palavra. 6Minha alma anseia pelo Senhor mais que as sentinelas pela aurora, sim, mais que as sentinelas pela aurora. 7Israel, põe em Javé tua esperança; porque em Javé está a misericórdia e nele copiosa redenção. 8Ele vai redimir Israel de todas as suas culpas.


- Senhor, iluminai-me para me ver a mim próprio tal como Vós me vedes, e dai-

me a graça de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados. Ó Virgem Santíssima, ajudai-me a fazer uma boa confissão.