Conheça a relação entre a mensagem de Fátima e o mundo atual
  • Vigiai e Orai

Conheça a relação entre a mensagem de Fátima e o mundo atual

Atualizado: 22 de Dez de 2018


Nossa Senhora apareceu em Fátima, no ano de 1917, a Lúcia, Jacinta e Francisco, e deu-lhes mensagens para o mundo. Os videntes afirmaram que essas aparições deveriam ser divulgadas ao Santo Padre, à Sagrada Hierarquia e a toda a cristandade. Se Nossa Senhora quisesse tornar sua mensagem de Fátima conhecida no mundo, ela não deixaria de organizar os eventos de modo a fornecer à humanidade motivos razoáveis ​​para acreditar na autenticidade da mensagem - e ela o fez.

A gravidade da situação mundial segundo a mensagem de Fátima

Nossa Senhora falou ao mundo. Ela descreveu a situação como extremamente grave, apontou a assustadora decadência moral da humanidade como a causa dessa situação e nos ameaçou com terríveis punições terrenas - uma nova guerra, a disseminação dos erros do comunismo, perseguições à Igreja e o que é uma mil vezes pior, punição eterna se não nos emendarmos, e ela então prescreveu os meios necessários para evitarmos todas essas punições.


"Não ofendam mais a Deus, Nosso Senhor, que já está muito ofendido."

Apesar de alguns otimistas despreocupados que fecham os olhos à realidade e dizem que nosso mundo de dúvida, naturalismo, frouxidão moral e adoração aos prazeres terrenos está de acordo com Deus, devemos acreditar no contrário.

Alguns sociólogos evolucionistas adoram dizer que hoje é melhor que ontem e que amanhã será necessariamente melhor do que hoje. No entanto, Nossa Senhora afirma que a realidade é completamente diferente: amanhã só será melhor do que hoje se alterarmos nossas vidas e fizermos penitência. Caso contrário, não importa quanto progresso material seja feito nos domínios da medicina, finanças, entretenimento e conforto pessoal, estamos marchando em direção a um enorme colapso universal.

Infelizmente, muitos teólogos otimistas também tentam criar uma atmosfera agradável, alegando que quase ninguém é condenado ao Inferno. No entanto, Nossa Senhora ensina o contrário, não apenas com palavras, mas com um argumento concreto e invencível: Ela mostrou o Inferno aos pastores em Fátima para que eles pudessem dizer ao mundo o que viram. E devemos, antes, acreditar em Nossa Senhora do que um teólogo indeciso.

"Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados em esse fogo, os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas em os grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição)! Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor."

A vida sobrenatural é a verdadeira solução

Nossa Senhora aponta a oração, a penitência e a modificação da vida como remédios fundamentais para o mundo contemporâneo. Segundo ela, nessas três medidas espirituais está a manutenção da paz mundial, a preservação do Ocidente contra a propaganda comunista e a própria sobrevivência da civilização.

O terceiro segredo de Fátima revelou a visão de um Anjo apontando com a mão direita para a terra e clamando, com voz forte: "Penitência, Penitência, Penitência!"

Os papas recomendam incansavelmente o uso de todos os meios naturais e legítimos para promover o reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, em inúmeros documentos, os papas também mostram que os meios naturais seriam inúteis sem uma vida contínua de piedade, mortificação e sacrifício. Os soldados de Cristo devem constantemente ter em mente que os meios naturais devem ser canais para a graça de Deus; e que um apóstolo, seja um clérigo ou um leigo, deve ser ele mesmo um reservatório das graças que devem vivificar suas obras.

Em outras palavras, os papas têm incessantemente promovido as teses essenciais no livro de Dom Jean-Baptiste Chautard, A Alma do Apostolado , e estes são os mesmos princípios que Nossa Senhora nos ensina em Fátima. Longe de nos desencorajar de nos dedicarmos inteiramente às obras apostólicas, a Santíssima Virgem repete o ensinamento de Nosso Senhor em Betânia: é preciso viver em íntima união com Deus, porque tudo emana dessa união, e sem ela mesmo o melhor e mais útil e trabalhos oportunos permanecem estéreis.

Anjo da Guarda da Nação

Vamos agora rapidamente rever outros aspectos das mensagens de Fátima. A aparição do Anjo de Portugal nos lembra da doutrina da Igreja, que cada nação tem seu próprio anjo da guarda. Houve um tempo em que as nações tinham especial devoção a seus anjos da guarda, invocando-o em suas tribulações e especialmente na luta para manter seu povo dentro do rebanho da Igreja. Nós pensamos sobre isso? Honramos o anjo da guarda do nosso próprio país?

Amor e temor de Deus O anjo orou na presença dos pastores que estavam curvados até o chão. É um exemplo que devemos imitar. Em nossas orações, devemos ser confidenciais, íntimos e filiais. Não devemos esquecer que a verdadeira piedade filial não exclui o mais profundo respeito. Este é outro ponto em que as revelações de Fátima contêm preciosos ensinamentos para o homem moderno. Ao falar constantemente sobre democracia, às vezes tendemos a introduzir um “tom” igualitário, mesmo em nossas relações com Deus.

Rezem o rosário todos os dias


A recitação do santo rosário, dificilmente poderia ter sido recomendado com maior insistência. "Eu sou a Senhora do Rosário", revelou a Santíssima Virgem na última aparição. E em quase todas as aparições ela insistiu nessa devoção com os pequenos pastores.

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus Fátima também ensina com grande insistência, devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Todos os teólogos consideraram a devoção ao Sagrado Coração de Jesus como uma das mais preciosas graças que confortaram a Igreja nos últimos séculos. Destinou-se a reacender nos homens o amor de Deus, entorpecido pelo naturalismo da Renascença e pelos erros dos protestantes, jansenistas, deístas e racionalistas. Foi através desta devoção que, no século XIX, o Apostolado da Oração produziu uma admirável reflorestação da vida religiosa em todo o mundo, e uma vez que os males dos quais o Sagrado Coração de Jesus deve nos preservar crescem diariamente, obviamente a necessidade desta devoção cresce de acordo.


Devoção ao Coração Imaculado de Maria: Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará

"Meu Filho quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração"

No entanto, deve-se acrescentar que, no presente agravamento dos males contemporâneos, a Divina Providência, por assim dizer, queria superar-se, apontando aos homens a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Que de certo modo refina a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e leva-a à plenitude. Estudos sobre e devoção ao Coração de Maria não são novos. No entanto, uma simples leitura das mensagens de Fátima mostra quão insistentemente Nossa Senhora quer esta devoção para os nossos dias. A missão que ela confiou à Irmã Lúcia foi especialmente permanecer na terra para atrair os corações dos homens para o Imaculado Coração de Maria. Durante as visões, essa devoção é frequentemente elogiada. Na segunda aparição, este Coração Santíssimo aparece coroado de espinhos pelos nossos pecados e pedindo orações de reparação por parte da humanidade. Parece-nos que este ponto, por assim dizer, contém em si todos os tesouros das mensagens de Fátima.


#fátima #nossasenhora #imaculadocoraçãodemaria #sagradocoraçãodejesus #oração #jejum #penitência #anjodaguarda #rosário

vigiaieorai.com © 2017 - 2019

Todos os direitos reservados.