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Exame dos pecados veniais

Exame dos pecados veniais (Santo Antônio Maria Claret)

Santo Antônio Maria Claret
Santo Antônio Maria Claret

A alma deve evitar todos os pecados veniais, especialmente os que abrem

caminho ao pecado grave. Ó minha alma, não basta desejar firmemente antes

sofrer a morte do que cometer um pecado grave. É necessário ter resolução

semelhante em relação ao pecado venial. Quem não encontrar em si esta

vontade, não pode sentir-se seguro.


Não há nada que nos possa dar uma tal certeza de salvação eterna do que

uma preocupação constante em evitar o pecado venial, por insignificante que

seja, e um zelo decidido e geral, que alcance todas as práticas da vida

espiritual – zelo na oração e nas relações com Deus; zelo na mortificação e na

negação dos apetites; zelo em obedecer e em renunciar à vontade própria; zelo

no amor de Deus e do próximo. Para alcançar este zelo e conservá-lo, devemos querer firmemente evitar sempre os pecados veniais, especialmente os seguintes:



1. O pecado de dar entrada no coração a qualquer suspeita não razoável ou

opinião injusta a respeito do próximo.

2. O pecado de iniciar uma conversa sobre os defeitos de outrem, ou de faltar à

caridade de qualquer outra maneira, mesmo levemente.

3. O pecado de omitir, por preguiça, as nossas praticas espirituais, ou de as

cumprir com negligência voluntária.

4. O pecado de manter um afeto desregrado por alguém.

5. O pecado de ter demasiada estima por si próprio, ou de mostrar satisfação

vã por coisas que nos dizem respeito.

6. O pecado de receber os Santos Sacramentos de forma descuidada, com

distrações e outras irreverências, e sem preparação séria.

7. Impaciência. Ressentimento, recusa em aceitar desapontamentos como

vindos da Mão de Deus; porque isto coloca obstáculos no caminho dos

decretos e disposições da Divina Providência quanto a nós.

8. O pecado de nos proporcionarmos uma ocasião que possa, mesmo

remotamente, manchar uma condição imaculada da santa pureza.

9. O pecado de esconder propositadamente as nossas más inclinações,

fraquezas e mortificações auto impostas de quem devia saber delas,

querendo seguir o caminho da virtude de acordo com os caprichos

individuais e não segundo a direção da obediência.


Note: Fala-se aqui de situações em que encontraremos aconselhamento digno se o procurarmos, mas nós, apesar disso, preferimos seguir as nossas próprias luzes, embora frouxas.